O Planejamento no Esporte

A Importância do Planejamento no Esporte

O que significa planejar? Por que planejar? O que envolve o planejamento no esporte? Como planejar no contexto esportivo?

Como em qualquer atividade em nossa vida, o planejamento detalhado demanda um certo tempo e energia. Nesse sentido, a gestão de tempo para a sua realização pode ser o primeiro ponto para que treinadores, professores e outras pessoas envolvidas no esporte se preocupem para investir e conseguir planejar com qualidade.

O significado de planejar pode ser considerado como um processo amplo que envolve elaborar, projetar e organizar um plano ou roteiro, por meio da imaginação e diagnóstico, para otimizar ações futuras e atingir metas e objetivos estabelecidos individualmente (autorreflexão) ou coletivamente (reflexões entre treinadores, atletas, outros profissionais) em curto, médio e longo prazo.

O planejamento de qualidade pode ajudar profissionais do esporte a criar ou adaptar planos de ação para o contexto imprevisível de treinamento e preparar um ambiente de treino positivo e seguro para promover a participação efetiva e o desempenho máximo dos praticantes.

Apesar da descrição detalhada de cada treino ser importante, isso não quer dizer que o treino deve seguir exatamente sua estrutura. Como descrito anteriormente, o contexto esportivo é descrito como complexo por ter como uma de suas caraterísticas a imprevisibilidade, o que exige uma flexibilidade por parte de treinadores para saber quanto tempo uma atividade pode durar ou quais variações são necessárias em cada atividade. Estes aspectos podem ser acrescentados ao plano de treino, dentre outras ações que colaborem para responder ao objetivo. Nesse processo, a definição prévia de critérios de êxito também pode facilitar as futuras orientações na condução e avaliação do treino.

Além disso, diversas questões podem ajudar os treinadores a visualizar o que necessitam considerar para melhorar suas práticas, conforme segue: Quem são as pessoas envolvidas (iniciantes, atletas em desenvolvimento ou de alto rendimento, entre outros)? Qual o contexto de atuação (educação, participação, formação ou rendimento)? Qual o conteúdo necessita ser desenvolvido? Quais os desafios encontrados? Como responder a esses desafios? Quais potencialidades podem ser exploradas com os participantes? Quais os elementos essenciais ao processo de preparação esportiva? Qual a minha estrutura de treino? Como posso desenvolver mais que as habilidades esportivas (Competências, Caráter, Confiança, Conexão)? Como manter os praticantes ativos e concentrados? Como manter o clima de treino e competição positivo? O que necessito alcançar com os praticantes em curto, médio e principalmente em longo prazo nos componentes táticos, técnicos, físicos, mentais e sociais? Quanto tempo é disponibilizado nos treinamentos? Existe alguma possibilidade de complementação fora do ambiente de treino?

Assim, o processo de planejamento pode ser considerado como uma importante etapa para a reflexão crítica e criativa fundamentada (em observações, leituras, discussões, entre outras experiências) sobre a formação esportiva em longo prazo. Mesmo para pessoas com ampla experiência no trabalho com crianças e jovens, a aprendizagem ocorre ao longo da vida para atender as demandas e mudanças contínuas no esporte, como o acesso a novas tecnologias, características dos praticantes de diferentes gerações, evolução do esporte, entre outras.


Alexandre Tozetto

Equipe Life Skill Brasil