Para iniciarmos nossa reflexão sobre a que se referem os termos ‘habilidades para a vida’ e ‘life skills’, é importante compreendermos que todas as experiências que temos em nossas vidas nos influenciam de alguma maneira para nos tornarmos quem somos, como pensamos e de que modo agimos. Sim, TODAS as experiências! Desde aquelas nos nossos primeiros anos de vida!
Assim, ao longo de nossas vidas passamos por experiências no contexto familiar, escolar, comunitário, entre outros. Um dos contextos de maior interesse para nós e que também tem atraído muito a atenção de pesquisadores de todo o mundo, é o contexto esportivo. Neste, os praticantes estão em constante relação com as regras e normas estabelecidas e com outros indivíduos, como treinadores, pais, colegas de equipe, adversários e árbitros. É por meio da participação esportiva que crianças, jovens e adultos passam por experiências que levam a aprendizados importantes para suas vidas, como não desistir de uma meta, se comunicar de maneira efetiva, dedicar-se em uma atividade, ser pontual, liderar um grupo... Sem dúvidas, ao refletir sobre sua participação no esporte, você consegue identificar algumas aprendizagens que teve e que lhe influenciam até os dias de hoje.
É exatamente sobre essas experiências que temos no esporte e que nos influenciam em toda nossa vida que as habilidades para a vida se referem. De maneira resumida, as habilidades para a vida são aprendizagens que transferimos de um contexto para outro para lidar com situações comuns ou desafios do cotidiano. Em outras palavras, quando aprendemos a nos comunicar com colegas de equipe, a ser pontual nos treinos e concentrar-se em momentos decisivos no esporte e, posteriormente, aplicamos isso em outros contextos (como a escola ou o trabalho), podemos dizer que desenvolvemos uma habilidade para a vida!
É importante destacar que a transferência para um contexto diferente é um componente fundamental para que seja considerada uma habilidade para a vida. Quando aprendemos a respeitar uma pessoa ou a trabalhar em equipe no esporte, mas apenas o fazemos neste contexto, esta ainda não é uma habilidade para a vida, é uma habilidade para o esporte. Apesar de uma habilidade para o esporte ser um passo inicial fundamental, ou seja, ter atletas que respeitam uns aos outros, são pontuais no treino e exercem boa liderança, esses comportamentos não devem ser vistos como o objetivo final de treinadores esportivos. Portanto, a transferência desses comportamentos para outros contextos é fundamental para que se tornem parte do caráter dos atletas.
Bom, mas e as life skills? São outra coisa?
Não!!! Life skills são a mesma coisa que habilidades para a vida! Este é apenas o termo original em inglês! E, assim como os pesquisadores internacionais nessa área, reconhecemos que a utilização do termo ‘habilidades’ parece ser um pouco restrita. No entanto, sempre que você ler ou ouvir o termo ‘habilidades para a vida’, tenha ciência que estamos nos referindo também a competências, conhecimentos, atitudes, valores, entre outros... Estamos nos referindo às aprendizagens que temos no esporte e transferimos para contextos além do esporte para nosso próprio benefício ou para o benefício da sociedade como um todo!
Vitor Ciampolini
Equipe Life Skill Brasil