Idade para Desenvolver Habilidades para a Vida

Qual a MELHOR idade para desenvolver Habilidades para a Vida?

A partir do momento que consideramos que o desenvolvimento de habilidades para a vida por meio do esporte é um aspecto fundamental para nossa prática enquanto treinadores, uma das grandes dúvidas que surge é: “mas em qual idade posso começar a fazer isso?”

De fato, essa é uma ótima pergunta. Para tentar esclarece-la, respondo com outra pergunta que talvez nos ajude a visualizar esse processo por outra perspectiva: “a partir de qual idade podemos educar seres humanos? A partir de qual idade educamos nossos filhos/filhas?"

Essa resposta parece mais simples: “desde que nascem!”. Pois é, a educação de nossos filhos/filhas começa de maneira muito sutil como, por exemplo, estipular os horários de alimentação, banho e descanso, dar bons exemplos de comportamento para que se comportem de maneira adequada, “negociar/conscientizar” a retirada da chupeta, entre outros. Do mesmo modo, desenvolver habilidades para a vida passa pelo mesmo processo, ou seja, por meio de conversas, de regras e de comportamentos exemplares.

Um dos conceitos utilizados pela psicologia nas discussões sobre o desenvolvimento humano chama-se “plasticidade humana”. Esse termo refere-se à capacidade e potencial do ser humano de se adaptar ao longo de sua vida. De fato, o ser humano é um indivíduo que se destaca entre os seres vivos do planeta por estar em constantes adaptações. No entanto, o conceito de plasticidade humana indica que a capacidade de adaptação é ainda mais saliente durante a infância e adolescência. Isso explica a facilidade de crianças e jovens para aprender novas habilidades motoras e um novo idioma em comparação com adultos e idosos, por exemplo.

No entanto, isso não quer dizer que os demais (adultos e idosos) não podem aprender habilidades para a vida.

Como já discutimos anteriormente em nosso blog, alguns teóricos sugerem que a aprendizagem acontece ao longo de nossas vidas; desde o primeiro até o último dia. Isso quer dizer que mesmo que a infância e adolescência sejam os momentos mais oportunos (não os melhores) para se desenvolver habilidades para a vida, todos podemos passar por experiências em nossas trajetórias que nos permitem desenvolver habilidades para a vida. Além disso, essas experiências podem acontecer naturalmente em nosso dia a dia ou podem ser planejadas e organizadas por terceiros (pais, chefes, colegas, cônjuges, etc.).

É importante destacar que assim como as questões motoras e técnicas das modalidades esportivas, o ensino de habilidades para a vida deve estar adequado à idade dos alunos. Já temos relatos de educadores que promovem o desenvolvimento do respeito desde os dois anos de idade a partir de regras nas aulas de natação. Essas regras incluem: vestir todos os equipamentos para entrar na piscina; não jogar água nos colegas; pedir ao professor para ir ao banheiro quando sentir necessidade, entre outras.

Portanto, cada idade exigirá do educador a criatividade e orientação pedagógica para promover o desenvolvimento de habilidades para a vida de maneira contextualizada com o esporte praticado e adequada às próprias capacidades.

Desde quando ensinar habilidades para a vida? Desde o momento que as crianças, adolescentes, adultos ou idosos se tornarem seus alunos!


Vitor Ciampolini

Equipe Life Skill Brasil