O treinador esportivo é responsável em promover experiências de aprendizagem voltadas à participação esportiva e também ao desenvolvimento de atletas que buscam rendimento em diferentes níveis. A efetividade do seu trabalho é definida como a aplicação consistente de conhecimentos profissionais, interpessoais e intrapessoais com intuito de promover a competência, a confiança, a conexão e o caráter de praticantes e atletas em contextos de participação e de rendimento esportivo.
Na língua inglesa a intervenção de treinadores é reconhecida pelo termo "Coaching" e não há tradução direta em português. O termo Coaching surge na Europa entre séculos XIII e XIV em alusão às carruagens de madeira que serviam como meio de transporte (Coach). O seu condutor oferecia o serviço de coaching como o responsável em levar os passageiros de um ponto a outro nas cidades daquela época. Ao longo dos tempos o termo coaching sofreu muitas adaptações para áreas como educação, negócios e psicologia. No esporte, a analogia do termo relacionado à “condução” retrata a natureza da intervenção de treinadores esportivos que é de conduzir praticantes e atletas ao aprimoramento individual e/ou coletivo em uma dinâmica contínua de desafio e suporte em busca de objetivos particulares e/ou comuns.
Nessa perspectiva, compreendemos que a natureza do trabalho do treinador esportivo é bastante complexa pois envolve o domínio de distintas variáveis como o processo didático do treino (planejamento, condução, avaliação), as relações sociais com atletas e outros atores no cenário esportivo (pais, árbitros, assistentes, diretores esportivos) e a gestão dos ambientes de prática. Assim, considerando que o processo de treino é baseado em relações humanas com objetivos múltiplos, o coaching esportivo é permeado por incertezas e por adaptações constantes.
Portanto, para que treinadores esportivos possam otimizar a sua prática, é fundamental o desenvolvimento de conhecimentos e competências que se relacionam não apenas com o domínio da sua área de intervenção, mas também com a necessidade de se relacionar e se comunicar de modo efetivo e com a capacidade de pensar, decidir e refletir sobre sua prática.
Michel Milistetd
Consultor Científico Life Skill Brasil