Avaliação do Treino

Avaliação: O Terceiro Componente do Ciclo PCA

Como você avalia seus treinamentos? Você encontra desafios no processo de avaliação?

Ao considerarmos a atuação de treinadores como altamente complexa e dinâmica por envolver muitos fatores como os elementos de desenvolvimento dos praticantes (físico, técnico, tático, mental, social) e os diferentes papéis assumidos por treinadores (técnico, educador, facilitador, amigo), pode nos fazer repensar a relevância e a complexidade da avaliação.

O conceito de avaliação no esporte que pode ser descrito como a estimativa ou apreciação (individual ou coletiva) do processo de aprendizagem dos praticantes/atletas e treinadores nos treinamentos e competições, com a utilização de instrumentos, critérios e meios para refletir sobre as mudanças cognitivas, de comportamento, entre outras, em resposta aos objetivos, conteúdos e outros fatores estabelecidos previamente.

E como podemos realizar a avaliação?

Para facilitar a avaliação, de acordo com as necessidades e possibilidades, os treinadores podem realizar a avaliação por meio de observações, vídeos, testes (físicos, técnicos, táticos, psicológicos, entre outros), discussões com a comissão técnica, atletas e outras pessoas envolvidas na preparação dos atletas e da equipe. Além dos meios para a avaliação, os treinadores podem utilizar diversos instrumentos, como cartões e diários reflexivos, fichas de observação, equipamentos tecnológicos para testes e acompanhamento dos atletas (softwares de análise tática, apps de análise técnica e física), questionários sobre estado motivacional, saúde, liderança, e assim por diante. Por fim, são descritos dois exemplos de critérios de êxito, onde a eficácia é medida com base na porcentagem de acertos e a eficiência é descrita com base na qualidade de execução dos movimentos. Destacamos que outros meios, instrumentos e critérios de êxito podem ser utilizados para uma avaliação quantitativa e qualitativa, o que depende da percepção dos treinadores sobre o seu contexto.

Assim como o planejamento e a condução, a avaliação pode ser flexível e estruturada de acordo com a realidade de cada treinador, de seus atletas, equipes e do contexto em geral. Assim, os treinadores podem observar a diferença entre o previsto no planejamento e o realizado na condução dos treinamentos e competições, a resposta dos praticantes aos exercícios utilizados e as possíveis adequações e os imprevistos ocorridos, a sua origem e a efetividade das soluções utilizadas pelos treinadores.

Então, a avaliação integrada dos componentes que constituem a formação esportiva (tática, técnica, psicológica, social, física), alinhada com os objetivos (de curto, médio e longo prazo), conteúdos, métodos, progressões e critérios de êxito estabelecidos anteriormente, pode proporcionar diversas melhorias na atuação de treinadores e na formação de jovens no esporte. Assim, além da avaliação dos jogadores, a autoavaliação de treinadores pode colaborar para maior clareza de suas ações e comportamentos nos treinos e competições. Por fim, os atletas podem avaliar o próprio treino e seu treinador, o que justifica mais uma vez a importância de participarem da construção dos objetivos, para que visualizem qual “caminho” precisam seguir e estejam conscientes sobre onde precisam “chegar”.


Alexandre Tozetto

Equipe Life Skill Brasil